top of page

Tesla - Análise Resultados 3ºTrimestre

  • Foto do escritor: Diogo Moreira
    Diogo Moreira
  • 23 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Se segues o mercado de ações deves saber que a Tesla é uma das ações mais quentes do momento. A empresa está avaliada em cerca de 450 biliões de dólares e teve um crescimento de mais de 400% desde o início de ano. Com tanto seguimento, é natural que o lançamento de resultados trimestrais da empresa seja acompanhada com muita atenção. Esse dia foi ontem, 21 de outubro de 2020, saíram os resultados do terceiro trimestre de 2020.


Elon Musk tem o objetivo de aumentar as margens de receita do seu negócio. Estabeleceu um número: 30%. Ou seja, Por cada 100 euros de vendas, Musk quer reter 30 euros. A verdade é que está cada vez mais próxima disso. No terceiro trimestre, a Tesla conseguiu chegar aos 27,7%. Está perto. Note-se que este é um indicador que tem vindo a crescer.


LUCRO

Pelo 5º trimestre consecutivo, a Tesla alcançou resultados positivos. A empresa é lucrativa e este último trimestre alcançou um lucro de de 331 Milhões de dólares. Este ponto é muito importante por dois aspectos. Em primeiro pela óbvia sustentabilidade da empresa. E, em segundo lugar, pela cada vez mais provável inclusão da Tesla no índice S&P500 que agrega as 500 maiores empresas americanas.


Este é índice especial. Para entrar não basta ter uma valorização alta como empresa. São precisas outras valias como o lucro constante.


Assim que a Tesla entrar neste índice vai beneficiar de quem compra posições no S&P500 porque, ao fazerem-no, essas pessoas e organizações vão estar a comprar indirectamente ações da Tesla, contribuindo dessa forma para a sua valorização no mercado.



CONTROVÉRSIA

Apesar do lucro, há quem considere que os lucros não são reais. O argumento sustenta-se no créditos que a Tesla vende a outras empresas automóveis para cumprirem com as regulamentação ambientais.


Como a Tesla é uma empresa verde de carros eléctricos consegue acumular bastantes créditos ambientais. E uma forma de ganhar dinheiro é vender esses créditos a outras empresas.


Neste último trimestre conseguiu 397 Milhões de dólares coma venda destes créditos. Ou seja, mais que os seus lucros.


RECEITA

Controvérsias à parte, no total de julho, agosto e setembro a Tesla obteve uma receita de 8,7 biliões de dólares, sendo que a maior parte provém do negócio automóvel, mais concretamente 7,6 biliões de dólares.


FUTURO

Prevê-se que o futuro da Tesla seja risonho. Estão a ser construídas 3 novas giga fábricas em 3 continentes diferentes. As novas unidades de produção vão permitir aumentar o volume de fabrico e diminuir custos operacionais. Da mesma forma, vão vender mais veículos (porque existe procura) e assim aumentar os lucros.


PREÇO DA AÇÃO

Cada ação está neste momento a rondar os 430 dólares. A ARK Investment é uma empresa de investimentos bastante conceituada em Wall Street que acredita que a TESLA pode valorizar-se bastante nos próximos anos, cerca de 5 vezes mais. Ou seja, 100 euros investidos na empresa valerão 500 euros, de acordo com o argumento.


E tu? És um believer da TESLA?

Tens ações? Queres ter?

O que achas da empresa?


Partilha a tua opinião nos comentários.


Comments


Manda-me uma mensagem, diz-me o que pensas sobre finanças e investimentos 

Obrigado!

© 2020 by Rotina Variável

bottom of page