IRS Faturas. Validar é poupar!
- Diogo Moreira
- 19 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Quem gosta de pagar impostos? Provavelmente ninguém. Todos temos de o fazer, não há volta a dar. Mas não precisamos de pagar em excesso. Para isso precisas de validar as faturas no portal das finanças. Quem sai a ganhar és tu!

Sabes que o IRS é o imposto que tens que pagar ao estado e que incide sobre os teus rendimentos obtidos durante um ano? Por exemplo, em abril de 2020 todos os cidadãos têm de entregar a declaração de IRS de 2019. Nela vão constar todos os rendimentos que tiveste em 2019. É sobre esse valor que o estado te vai taxar.
Não é igual para todos!
Já deves ter ouvido falar que “os ricos pagam mais que os pobres”. Isto acontece porque é aplicada uma taxa progressiva, ou seja, o valor do imposto aumenta progressivamente à medida que os rendimentos também aumentam. Simplificando, alguém que ganhou 40.000€ em 2019 vai pagar mais de imposto do que alguém que ganhou 15.000€.
Calma, não te vai aparecer um valor astronómico para pagar
Se olhares para o teu recibo de ordenado vais ver que existe aquilo que se chama uma retenção na fonte para o IRS. Esse valor é uma espécie de bolsa que todos os meses acumula dinheiro e serve precisamente para pagar o IRS. Dito de outra forma, provavelmente já tens acumulado o suficiente para não pagar nada. E esse dinheiro já está todo do lado do estado, a tua empresa paga-lhe diretamente com a retenção na fonte, por isso relaxa.
Receber dinheiro
Gostas de boas surpresas? E que tal receberes um extra na tua conta bancária na altura do IRS? É o que acontece a quem coloca o NIF nas faturas. Os euros que tu gastas em despesas gerais, saúde, educação e outras acumulam e vão abater àquele valor final de IRS que tens a pagar. Ou seja, há uma boa chance de receberes esse dinheiro de volta.
Por isso é que uma das tradições do IRS é perguntar aos amigos e colegas se “tens a receber ou a pagar algo?"
Não queiras ter surpresas desagradáveis no IRS. Vai até ao site do e-fatura e valida todas as faturas lá presentes. Só tens de encaixá-las na categoria correcta e ver o valor de deduções ao IRS acumular. Quanto maior for esse valor, menor será o imposto! E com sorte, ainda recebes algo 😉
Tens até dia 25 de Fevereiro para validares as faturas ✔

Commentaires