Crédito ao consumo? Devo Fazer?
- Diogo Moreira
- 17 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2020
A crédito ao consumo é um produto financeiro muito popular entre os portugueses. Em 2019, mais de 7,5 mil milhões de euros foram emprestados por bancos e financeiras à população. Mas será esta uma opção inteligente?

Vamos ser muito claros. Ao contrairmos um empréstimo estamos a pedir dinheiro emprestado, ou seja, vamos ter que devolver todos os euros que pedimos. Mas não só. Se fosse assim era bom. O dinheiro vai ser devolvido com juros porque quem nos emprestou dinheiro tem de lucrar de alguma forma. Não há almoços grátis, lembra-te disso!
MTIC, o que é?
MTIC é a sigla mais importante a reter. São as iniciais para Montante Total Imputado ao Consumidor
Por forma a teres uma decisão informada, tens que saber no que te estás a meter. Por exemplo, numa simulação que fiz no site da Credibom, para um crédito de 15.000 € a pagar em 5 anos, terás um MTIC de 18.874,80 €. São quase mais 4000 euros que terás de desembolsar.

Quando vale e não vale a pena?
Na minha opinião, o carro novo ou as férias não justificam um pedido de crédito. Um carro novo perde 25% do seu valor a partir do momento em que sai do stand. Procura um bom carro usado. A depreciação dos carros desacelera com a idade e há imensos modelos no mercado de segunda mão em bom estado e muito mais baratos. Lembra-te que o carro é apenas um meio do transporte do ponto A para o B.
Já quando se fala em questões de saúde, é importante reter que apenas temos uma vida e devemos preservá-la o melhor possível. Os sacrifícios que terás que fazer para pagar o empréstimo são justificados pela tua disponibilidade física e mental para poderes trabalhar e prosseguir com a tua vida. O carro novo na garagem ou as férias em Singapura não te vão servir de nada nessa altura. Pior, só te vão criar despesa porque o crédito tem de ser pago.
É uma decisão Pessoal
A verdade é que esta é sempre uma questão pessoal. Se comprar um carro com recurso a crédito vai trazer-te dinheiro porque precisas do carro para trabalhar, então pedir um empréstimo pode não ser uma má decisão. Avalia bem os prós e os contras. Se estiver relacionado com saúde ou é algo que te vai trazer dinheiro, pondera avançar. Se for para consumismo puro, aconselho-te a pensar duas vezes. No final, a decisão é tua!
コメント