top of page

3 Truques para Black Friday 2020

  • Foto do escritor: Diogo Moreira
    Diogo Moreira
  • 6 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de nov. de 2020

Novembro é o mês da Black Friday, o evento que leva milhões de pessoas em todo o mundo a gastar milhões de euros em diferentes produtos. Televisões, electrodomésticos e consolas são alguns dos artigos mais procurados. Tudo está em promoção mas, se não tivermos cuidado, quem sai a perder somos nós, os consumidores.



Monta médio gasto

Em Portugal, o valor médio médio gasto por cada cartão bancário em 2019 foi 80,1 €. Os dados são da SIBS que é a empresa que gere a rede multibanco.


Para 2020 não se sabe bem como os portugueses vão comportar-se tendo em conta a situação atual de pandemia. Todos nós vivemos tempos de incerteza, factor que levou muitos de nós a realizar algumas poupanças.


Um novo normal

O ano atual tem levando a adoção de comportamentos cada vez mais digitais. Não deverá ser diferente com a Black Friday. Prevê-se que haja uma grande afluência às lojas online.


Por essa razão, e também pelo efeito de afastamento da pandemia, muitos estabelecimentos vão arrancar muito antes com as campanhas de Black Friday. Tradicionalmente, a Black Friday realiza-se na última sexta-feira de Novembro, ou seja, 27 de Novembro em 2020. Contundo, e tendo em conta a situação atual, deverá começar umas semanas antes e decorrerá ao longo do mês.



3 Truques para a Black Friday

As promoções mexem com a nossa cabeça. É impossível não reparar nas enormes etiquetas e setas a informar de baixas de preço. Depois, olhamos para o desconto e vemos "-60%", "-70%" e outros que tais. É impossível ficar indiferentes. O consumista que há em nós desperta e quer à toda força tomar o poder. Como o podemos controlar?


Truque 1 - Realizar uma LISTA de produtos que se quer comprar

Antes de ver as promoções podemos fazer uma lista dos produtos que nos interessam. Talvez até já estejamos a 'namorar' aquela televisão ou aparelho há algum tempo. A estratégia pode ser esperar até à Black Friday para comprar. Faz a lista e não fujas dela! É uma maneira de treinares o teu cérebro para focar-se só naquilo que é importante.


Truque 2 - Verifica sempre o HISTÓRICO do preço

As lojas são muito espertas e aproveitam-se disso para vender. Elas sabem que basta colocar uma etiqueta de uma cor diferente e escrever "-50%"para atrair consumidores, mesmo que a promoção não seja verdadeira. Por vezes aumentam o preço antes da Black Friday para depois baixá-lo para o preço normal e por dizer "Promoção". Cuidado! O que podes fazer?


Se for um produto que andes a namorar há meses, não há problema porque acompanhaste as oscilações de preço e sabes bem qual é o preço normal e qual seria um de promoção.


Também existe uma ferramenta online muito boa que podes utilizar. É o comparador de preços da DECO. Podes aceder aqui. Basta colocares o link do produto no espaço e o site diz-te o histórico de preços até 3 meses. Acredita que vais ficar surpreendido(a) com as variações de preços que algumas lojas fazem. É curioso como muitas sobem o preço dos produtos/artigos um pouco antes da Black Friday (wink wink).


Truque 3 - Define um ORÇAMENTO máximo

Este é o truque adicional à lista para manteres o foco. Definir um tecto máximo de gastos é uma forma de te disciplinares para não cederes aos desejos de consumismo que vão aparecer quando fores ao site/loja. E acredita que vão aparecer. Isto é o trabalho deles e eles são bons no que fazem. Só tens que fazer um orçamento. É simples.



Certifica-te que aproveitas bem a Black Friday e não que sejam outros a aproveitarem-se de ti. Boas Compras! 😉

P.S. Quais os teus planos para BF? Que produtos tens em mente? Partilha nos comentários aqui ou instagram 📱


📱Post Insta: https://bit.ly/3p0EXhH

Comments


Manda-me uma mensagem, diz-me o que pensas sobre finanças e investimentos 

Obrigado!

© 2020 by Rotina Variável

bottom of page